sábado, 5 de maio de 2012

Os temperamentos na Medicina Tradicional Chinesa


Cada fator emocional mantém seu fluxo energético e está relacionado há um Zang Fu; e são resultados das atividades funcionais e dos movimentos do Qi. Na Medicinal Tradicional Chinesa, “Self” seria o todo dos cinco elementos; a ”fronteira do contato” seria a “figura” a forma como se apresenta no pulso ou língua; com suas energias em movimento de Avô, Mãe e Filho ou Dominância e Contra Dominância e o “fundo”; seria o equilíbrio ou desequilíbrio, do Yin/Yang.
Quanto aos Seis Temperamentos, pode-se dizer que:

SHAO YANG:  corresponde ao caráter colérico, emotivo, ativo e primário; reage sem refletir; executa as tarefas com vigor e precipitação; é um ser do primeiro movimento, o ser que dá início; humor otimista, combativo e ansioso; entusiasta; desordenado, cordial, teme conflitos, busca o prazer, pessoa que decide.

 JUE YIN: corresponde ao caráter emotivo, não ativo e primário; móvel, variável e fugaz; inibido; tímido; mas, também pode ser hipersensível, excitado, lunático; angustiado, deprimido.

 TAI YANG: corresponde ao caráter apaixonado, emotivo e secundário. É o caráter que possui as maiores disposições, a dos “ambiciosos que realizam” (é o Sol). Tem disciplina; possui a vontade de ser o primeiro em tudo que realiza.

SHAO YIN: corresponde ao caráter sentimental, emotivo, não ativo, secundário. “É o ambicioso que fica no estágio da aspiração. Inábil, ele se resigna, entretanto ao que puder evitar”; insatisfeito (consigo e com sua vida); faz centenas de censuras e não aceita suas fraquezas e sua vulnerabilidade; hipersensível.

YANG MING – Terra: corresponde ao caráter não emotivo (é o primeiro dos quatro caráteres não emotivos), ativo e primário. Extrovertido, objetivo, “tem pés no chão”, espírito prático, ambicioso.
YANG MING – Metal: corresponde ao caráter fleugmático, não emotivo ativo e secundário. Pouco esforçado, respeitoso, não se abala com nada, forte sentimento de humor.

TAI YIN -Terra: corresponde ao caráter amorfo, não emotivo, não ativo e primário. Deixa a vida passar e a toma pelo lado bom, filósofo sábio, conselheiro, pouca ambição, pontual, inerte, “cabeça na lua”.
TAI-YIN – Metal: corresponde o apático, não emotivo, não ativo e secundário. Introvertido, rumina o passado, solidão, meticuloso, prudente, econômico, “lei é lei”, “para viver feliz, vivamos escondidos”